quarta-feira, 13 de maio de 2020

O MANIFESTO MEATPUNK (por Heather "Flowers" Robertson)



um conjunto de regras baseado nas aulas de jogos experimentais de richard lemarchand e também no jogo extreme meatpunks forever (e um pouquinho em genderwrecked) (e mountain goats)

por heather "flowers" robertson

1. JOGOS MEATPUNK SÃO SOBRE SOBREVIVER EM CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS
o mundo está super fodido agora e nós vivemos em uma máquina gigante capitalista que vai reduzir nossos ossos a pó pra fazer pão pros ricos. não há heróis nos jogos meatpunk, somente pessoas fazendo o seu corre pra vencer mais um dia. ser bem sucedido no jogo não é percorrê-lo com graça, saindo ileso, mas sim tomar tantas pancadas quanto puder suportar e se levantar de novo e de novo pra tomar mais. pode não haver esperança mas nós temos uns aos outros e podemos confiar em nossos punhos e isso basta

2. SUTILEZA É PRA ARROMBADOS
se você vai dizer alguma coisa então diga em alto e bom som. há épocas para metáforas sofisticadas e há épocas em que você precisa desmaiar um fascista no soco e nós vivemos na segunda época

3. ARTE É POLÍTICA, NÃO DEIXE SUA ARTE SER COOPTADA POR FASCISTAS
faça sua arte tão gay e trans e esquerdista e tão interseccional quanto for humanamente possível. se não há lésbicas então você provavelmente está fazendo isso errado. quanto mais fascistas se dando muito mal, melhor

4. CORPOS SÃO ESQUISITOS E DESAGRADÁVEIS MAS TAMBÉM MANEIROS
corpos são uma bagunça. são realmente uma bagunça. mas ao mesmo tempo eles também são o máximo??????? parte do código meatpunk é aprender como criar uma relação positiva com o seu corpo. não chega a ser uma questão de game design, eu só acho que é uma boa ideia em geral

5. FAÇA JOGOS FAÇA RENDA AJUDE OUTROS A FAZER O MESMO
pague cada pessoa no seu time o tanto que puder, elas merecem isso. sem exceções. se elas fazem algo por você então você tem que fazer por elas. é o código meatpunk. além disso faça pesquisas sobre os assuntos que são importantes pro seu jogo ao invés de sair inventando

6. CAAAARNEEEEEEE
lide com a visceralidade de maneiras originais. mande tudo pro inferno. faça robôs gigantes de carne. há um mundo inteiro de coisas esquisitas mundo afora que não exploramos nem a superfície. por isso que se chama manifesto meatpunk. bote carne no seu punk e punk na sua carne

7. PIADAS SÃO BOAS
não há nada de errado em misturar coisas engraçadas com coisas raivosas. algumas vezes as coisas raivosas acabam sendo engraçadas. às vezes é assim que as coisas são

8. PUNK ROCK
a outra metade do "meatpunk" é que os jogos meatpunk vieram do punk rock. pegue toda essa raiva, todo esse sentimento de injustiça, a pauleira de três acordes, e meta isso no seu trabalho. isso não é sobre valores extravagantes de produção, isso é sobre a força da sua convicção e como isso transparece. se o seu jogo pode exalar uma crueza furiosa então não há nada no mundo como isso.


Este manifesto é uma tradução de Pedro Paiva do original em inglês disponível na página da autora Heather "Flowers" Robertson no Itch. Considere apoiá-la através do Patreon ou contribuir com algum valor adquirindo seu trabalho pelo Itch.

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