sexta-feira, 25 de julho de 2014

A MAÇÃ DA MÔNICA

Precisamos falar sobre a Mônica. Ok, não só sobre a Mônica, mas achei que seria um jeito divertido de começar o texto. Muitos já devem ter lido ou ouvido algo sobre a tal "lei da publicidade infantil", que provocou uma onda de comentários alarmistas a seu respeito. Pra quem ainda não teve acesso à resolução e está acompanhando o debate pelas beiradas, vale uma lida. Resumidamente, a resolução proíbe qualquer peça de publicidade ou comunicação mercadológica (embalagens, concursos, merchandising etc.) que seja apelativa para a criança. Ou seja: o público-alvo da publicidade não pode mais ser a criança. Da publicidade, não do produto - os produtos específicos para crianças podem continuar disponíveis no mercado, mas sua propaganda deve se dirigir aos pais ou responsáveis. O objetivo alegado é proteger a criança dos efeitos nocivos do desenvolvimento das "tecnologias de informação e comunicação" - tipo proteger das propagandas, mesmo. Algo como jogar uma bóia pra criança no mar infestado de tubarões. Se eu concordo com a resolução? Na boa: sei lá. Acho que a lei nem é grande coisa, embora tenha aspectos positivos e uma motivação legítima. O que me motivou a escrever isto aqui, na verdade, foram os debates posteriores à resolução, e eu queria pontuar algumas coisas.

VÃO ACABAR COM OS DESENHOS ANIMADOS NA TV ABERTA

Uma das teorias mais levantadas é a do apocalipse da TV Globinho. A lógica é a seguinte: é a publicidade que paga a exibição dos programas; quem assiste desenho animado e aqueles sorteios de Playstation no Bom Dia & Cia são as crianças; não por acaso, os anunciantes de produtos infantis preferem ocupar esses horários, pois o público majoritário é infantil. O horário nobre não é nobre porque passa novela, mas porque é mais lucrativo, tem mais gente em casa assistindo, o papai e a mamãe já voltaram do trabalho pra ver bastante propaganda de Skol e Honda Civic. Sem poder dirigir publicidade às crianças, o horário infantil (tradicionalmente as manhãs de segunda a sábado) perderia anunciantes, se tornaria menos lucrativo e a emissora poderia suprimir esse tipo de programa em função disso - essa é a teoria. Vale lembrar que algumas emissoras, como por exemplo a TV Cultura, recebem seus recursos do governo e de outros modelos de patrocínio menos ostensivos, além da publicidade. Voltaremos a isso daqui a pouco.

PUBLICIDADE COMO ENTRETENIMENTO

Falávamos de Skol e Honda Civic. Já perceberam como as propagandas de cerveja e de carro são como delírios masculinos (heterossexuais, brancos, de classe média e tudo o mais)? As mulheres inertes, risonhas e engarrafadas aos seus pés, o carro novo à toda velocidade em paisagens pitorescas onde engarrafamentos não existem, e um locutor fazendo comentários encorajadores e pouco relacionados às qualidades concretas dos produtos anunciados. Isso porque a publicidade não é simplesmente um meio de informar aos prováveis consumidores que um produto existe e convencê-los de que tem boa qualidade - publicidade tornou-se entretenimento. Não é informação, é entretenimento puro e simples, sem qualquer motivação além da necessidade de provocar uma imediata reação positiva no espectador, oferecendo gatilhos à expectativa hegemônica do público-alvo da campanha. A publicidade é uma fábrica de estampar sorrisos bobos. Assistimos mais à publicidade na televisão do que aos programas patrocinados por ela, por isso ela se tornou entretenimento - é uma maneira sutil de interromper a fruição do programa. Quando a propaganda está sendo veiculada no horário do programa infantil, ela se torna um programa infantil, um mini-delírio masculino ou feminino, heterossexual, branco, classe média e tal. A criança é submetida, então, às mesmas estratégias de gatilho: a publicidade do produto infantil constrói um repertório de expectativas, uma série de critérios sobre o que é desejável, o que é "de menino", "de menina", bonito, novo, na moda etc. Transforma a fruição num jogo de "quero/não quero". E o adulto compartilha desse repertório, não se enganem! Não é voltando o canhão pros pais que o tiro vai deixar de ser devastador. E quando digo que a publicidade constrói essas visões de mundo, é claro que não estou ignorando os mil outros fatores que entram na dança. Quando falamos de formação cultural, não há nenhum agente isolado. Não se trata de demonizar a publicidade infantil - não precisamos, ela é mesmo uma merda, assim como toda a publicidade, assim como a televisão e a maneira como ela é paga. A porra toda se demoniza sozinha, mesmo sem lei nenhuma. Precisamos ter um entendimento mais sistêmico da questão.

VIDEOGAME, INDÚSTRIA CULTURAL E MÍDIA

Vamos falar um pouco sobre videogame, já que é esse o interesse central deste blog. Por que é tão importante pautarmos o videogame independente e combativo - ou seja, que se oponha ao modelo de produção industrial? Ou, pelo menos, por que eu acho isso tão importante? Primeiro: como funciona a indústria cultural? Podemos imaginar ela como uma estrutura linear, progressiva, em permanente processo de intensificação e especialização (podemos falar tanto de conteúdo quanto de tecnologia - obsolescência programada, tecnologia de ponta... esse tipo de coisa também aparece aí). Da indústria, esse produto vai pro mercado, do mercado ele vai pro consumidor, e então voltamos à indústria. Parece um ciclo, mas é uma linha. Mesmo que um produto venda bastante, ele pode ser considerado um fracasso em relação a outros produtos que venderam mais, e sua produção pode ser abandonada. A cada geração de produtos é feita essa seleção, separando o que foi absorvido pelo mercado do que não foi. A cada geração, o produto se torna mais específico, voltado a um grupo de consumidores cada vez menos diverso e ao mesmo tempo mais numeroso.

O levante queer no videogame independente é um ótimo exemplo dos efeitos da indústria cultural: um público que se identificava até certo momento de sua vida com o videogame enquanto cultura de massa passa a não se sentir mais contemplado por ele, pois suas expectativas deixaram de ser englobadas num determinado estágio dessa progressão linear. A marginalização desse grupo diverso de pessoas, que deixa de consumir a produção industrial, provoca a sua necessidade de deslocamento do lugar de consumidores para produtores de conteúdo. Se o videogame não é para nós, então nós seremos o videogame! O videogame independente é combativo quando não quer ser assimilado pela indústria, quando a considera um aparato nocivo ao desenvolvimento de uma cultura livre, que não esteja submetida ao capital, que não possa ser cortada, cancelada ou substituída por algo mais rarefeito e mais lucrativo.

Se a publicidade é entretenimento, e se compreendermos o entretenimento como sinônimo de "produto da indústria cultural", podemos vislumbrar o horror da propaganda submetida a essa lógica de intensificação linear. Uma fábrica de sorrisos bobos que a cada geração produz sorrisos mais bobos para cada vez mais gente menos diversa. E agora voltamos ao absurdo que é submeter os meios de comunicação, em especial a televisão, a essa ordem de coisas. Se for suprimida a programação infantil (acreditem, não vou ficar com nem um pouco de saudade da Maísa) em razão de uma queda significativa no número de anunciantes, o problema não está na lei que proíbe a publicidade infantil, o problema está na maldita publicidade infantil! O problema está na publicidade, na publicidade como entretenimento, nos modelos de financiamento adotados pela maior parte das emissoras, e no oligopólio a que estão submetidos os meios de comunicação de massa! Parem de chorar pela Maurício de Sousa Produções que não vai mais poder vender maçã da Mônica pra classe média e comecem a pautar uma democratização radical da mídia, de forma que o conteúdo de qualidade (infantil ou não) jamais será ameaçado por questões mesquinhas como uma ínfima fatia do lucro anual da Nestlé, esse é o conselho que deixo pra vocês.

ARTICULAR CULTURAS POPULARES DE PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS

Outra coisa que também ouvi: a indústria dos brinquedos será arruinada, os pais não saberão encontrar os brinquedos que os filhos querem, os brinquedos não saberão encontrar seu público... enfim, coisas do tipo. É claro que eu ficaria muito satisfeito se a indústria de brinquedos fosse arruinada - embora, acreditem: ela não vai ser arruinada por essa resolução, podem dormir tranquilos. Não é só porque eu gosto de ver o circo pegar fogo, não. Ok, vivemos no capitalismo, mas não precisamos nos adaptar completamente, podemos articular algum tipo de resistência na medida das nossas forças. É o que eu tento fazer com videogames (de maneira ainda incipiente, diga-se de passagem). Eu prefiro imaginar outras maneiras de produzir e fruir brinquedos, maneiras que não dependam do aparato publicitário, da cultura de massa, da fabricação em série e distribuição globalizada. Prefiro imaginar não um mundo em que todas as crianças tenham uma Barbie loira e magra, mas um mundo em que todos os brinquedos sejam possíveis, e todos possam ser seus produtores, inclusive as crianças. Se é urgente o videogame independente e combativo, é também urgente o brinquedo independente e combativo, e também o desenho animado, e as histórias em quadrinhos, e podemos passar a noite fazendo uma lista. Precisamos de culturas locais de produção de brinquedos que possam se opôr ao gosto hegemônico, que funcionem como agentes culturais capazes de instrumentalizar as crianças para a tarefa de construir um mundo mais diverso, provocar nelas uma sensibilidade mais ampla, mais atenta. Brinquedos potentes! E não estou falando de pandorgas e piões de madeira: é possível nos alimentarmos da cultura de massa de forma corrosiva e transformadora, aplicando estratégias de copyleft, pirataria e détournement, e o que mais pudermos pensar. Não se trata de ignorar, fingir que não existe, mas de travar diálogos conflituosos. Não precisamos nos contentar com o mundo que nos dão, com o mundo que nos mostram nas vitrines e comerciais, com o mundo que querem que compremos - para nós ou para nossas crianças.


Outros links relevantes:



8 comentários:

  1. Se você é contra o capitalismo eu tenho uma solução muito simples, se mude para a Coréia do Norte!!!

    ResponderExcluir
  2. Saudades da época que o PfP era mais preocupado em fazer retro games inteligentes do que bancar o pseudo-ativista-de-redes-sociais.

    ResponderExcluir
  3. Tão achando que aqui é a casa da mãe joana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai censurar comentários que não estão alinhados com sua doutrina? Ué, achei que era um defensor da liberdade de expressão.

      Excluir
    2. Sim, eu sou o ditador das redes sociais. Gosto de censurar os coitadinhos que aparecem aqui pra pessoalizar o debate.

      Excluir
    3. A.K.A. você não aceita críticas e rebate com essas suas respostas típicas de quem se sente culto demais pra se misturar com a gentalha.

      Excluir
  4. Bom texto e ótimas reflexões. Você têm uma boa visão do mercado e da sociedade.

    Sempre que vejo essas pessoas defendendo o capitalismo ou falando mal da dilma imagino que são uns ricaços, latifundiários ou empresários. Não sei o que as pessoas vêem de tão legal em ter o coro arrancado pra dar lucro pros outros. vai entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.

      Acho que nem se trata de defender o capitalismo por identificação, mas estamos tão acostumados a competir uns com os outros (um hábito que adquirimos na escola e que se estende até o mercado de trabalho) que é mais fácil e mais prazeroso transformar qualquer princípio de debate num jogo de fragilizar o outro. Então o outro vira esquerdopata, petralha, pseudo-qualquer coisa e mil outras expressões que esvaziam o conflito de idéias em benefício da competição pura.

      Excluir